Sabemos que todos os produtos alimentícios possuem um tempo determinado para o seu consumo. As bebidas e comidas precisam ter obrigatoriamente um período  de validade associado. Após ter passado esta data, não é recomendável ingerir alimentos ou bebidas após o seu vencimento. 

Mas será que essa regra é aplicada na cerveja?

Sabe aquela cerveja que você ganhou de presente, e muitas das vezes deixar ali, armazenada por algum tempo. Ou foi super atraído por aquela promoção de cerveja que está perto do vencimento, e ficou se perguntando, o que será se caso venha consumir a bebida após o vencimento?  Esse consumo é seguro? Até quando podemos tomar essas bebidas? Devemos respeitar o prazo de validade da cerveja ou beber a cerveja mesmo quando a data já tenha passado?

Então vamos tirar algumas dúvidas através deste artigo, que por sinal é bem frequente entre os consumidores de cerveja.

A validade da cerveja e de qualquer outro alimento ou bebida perecível é calculada sob o critério do que se chama “shelf life”. Esse termo representa o tempo de vida útil da bebida em prateleira, sendo contado a partir da data de produção do produto.

Em geral, a vida útil dos alimentos é convencionada pela legislação como sendo de 12 meses,mas, no caso da maioria das cervejas artesanais, esse tempo geralmente é menor e vai ser estipulado de acordo como foi feita a sua produção. 

A composição como é feita a cerveja, determina o prazo de validade, pois antes do produto ir ao mercado,  é testado até chegar ao consumidor final.  Esta análise é feita para procurar algum tipo de bactéria e fungos que podem conter naquele produto, quanto ao tempo que elas vivem e como se comportam.  Normalmente, a cerveja ainda está apta para o consumo e com as características sensoriais preservadas até 4 meses após o envase. Esse tempo de degradação vai depender de diversos fatores, como o estilo de cerveja produzido, a temperatura e forma de armazenamento e se ela passou por algum processo para diminuir a carga microbiana, como a pasteurização. As cervejas pasteurizadas, duram aproximadamente 18 meses, claro, se bem armazenadas. Algumas cervejas mais alcoólicas e complexas, que tenham, por exemplo, acima de 9% de álcool, podem, normalmente, ser armazenadas além da sua data de validade da embalagem, por períodos superiores a um ano e, após esse período de maturação na garrafa, possuir sabores e aromas ainda melhores. Em um artigo sobre a Pasteurização nas indústrias, cita alguns pontos importantes para a conservação do seu produto. E para produzir uma boa cerveja, conte com os nossos equipamentos da Linha Cervejeirae garanta o melhor para sua produção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortuguêsEspañolEnglish
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Solicite um orçamento