O processo de pasteurização é fundamental para as indústrias alimentícias. O pasteurizador industrial é um equipamento de esterilização de alimentos como leite, queijo, iogurte, cerveja, vinho, suco, entre outros. E para exemplificar de uma forma mais detalhada e técnica, iremos falar do processo feito com o leite. Sabemos que o leite é um alimento extremamente importante em nossa cadeia alimentar e é muito importante que o processo até chegar na mesa do consumidor final seja rigoroso e de alta qualidade. Além do leite ser um alimento rico em nutrientes, ele também pode ser transformado em outros alimentos, como o queijo e o iogurte, por exemplo. Por outro lado, a atividade descontrolada dos microorganismos presentes no leite podem alterar o resultado e tornar esse alimento impróprio para o consumo. E nem sempre são as bactérias boas que estão presentes no leite, algumas espécies podem causar doenças graves na população, promovendo grandes prejuízos na saúde pública. 

De onde vêm as bactérias? 

As bactérias que são encontradas não estão necessariamente relacionadas com a saúde do animal, mas existem bactérias que estão naturalmente presentes no interior do úbere da vaca. Além das bactérias que existem no exterior do úbere e presente nos equipamentos que armazenam e transportam o leite durante o processo.

E por que pasteurizar

A finalidade da pasteurização é garantir um alimento saudável à população. Nesse processo ocorre a destruição dos microrganismos patogênicos, ou seja, elimina as bactérias que possam causar doenças como: tuberculose, listeriose, brucelose, cólera, difteria, entre outras. Além de eliminar grande parte da flora microbiana normal do leite, podendo assim aumentar a validade do produto final na prateleira.

Como é feito este controle de qualidade? 

Este controle de qualidade é realizado assim que o leite no estado cru chega até a usina, é pré analisado, e estando tudo conforme o padrão de qualidade ele passa pelo processo de pasteurização. Este controle é feito durante todo o procedimento, verificando o teor de gordura, se a presença de água e teor de proteína. Depois de realizado todo este processo, o leite é encaminhado para uma câmera fria com temperatura de 4°. Este processo é todo monitorado de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Pensando nisso a Musso Inox produz Pasteurizador com chapas em aço inoxidável AISI 304, com Eixo rotativo acionado por uma única bomba d’água, resistência elétrica para aquecimento, controlador de temperatura mais sensor de temperatura (garrafa piloto)

e acompanha válvulas borboletas. Entre em contato com o nosso canal de vendas e dê mais qualidade na finalização dos seus produtos. 

 

One thought on “Pasteurização nas indústrias.

  1. Twicsy says:

    We stumbled over here by a different page and thought I might check things out.

    I like what I see so i am just following you. Look forward to going over
    your web page again.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortuguêsEspañolEnglish
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Solicite um orçamento