fbpx

Manutenção

/Manutenção
Manutenção2019-02-13T13:14:33+00:00

Cuidados para preservar as características do aço inox

Mesmo adotando os procedimentos normais de limpeza na manutenção do aço inox, existem cuidados que devem ser observados para preservar suas características.

Fonte: Aperam

Musso Inox • Manutenção

Ácidos e produtos químicos

Ácidos e produtos químicos para piscina, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares danificam a superfície do aço inox e portanto devem ser evi- tados. Alvejantes e água sanitária podem ser usa- dos ocasionalmente em pias ou tanques, desde que diluídos em água nas concentrações re- comendadas. Use água entre fria e morna ao invés de água quente ou fervendo

Aço comum

Não deixe artigos de aço comum em contato com o inox, especialmente se estiverem úmidos ou molhados. É o caso das esponjas de aço, cuja ferrugem pode manchar o aço inox. Quando não for possível evitar o seu uso, as peças devem ser enxaguadas com água em abundância.

Ácido nítrico: eficaz na limpeza industrial

O ácido nítrico (HNO3) é o ácido mineral que pode ser usado na limpeza industrial do aço inox, quando os demais procedimentos forem insuficientes para remover manchas em sua superfície. Entretanto, evite seu contato com outros metais, especialmente os feitos à base de alumínio e cobre. Recomenda-se empregá-lo na concentração a 10% (uma parte de ácido para nove partes de água), usando luvas de borracha e proteção para os olhos. No caso de contato acidental com a pele, lave com água em abundância.

Superaquecimento

Não superaqueça pane- las de aço inox, deixando que seu conteúdo ferva até secar. Tal procedi- mento cria manchas di- fíceis de remover, além de danificar os cabos e fundo.

Alimentos e ingredientes

Evite o contato pro- longado com soluções altamente concentra- das de sal, principal- mente a altas tempera- turas.

Produtos de limpeza

Polidores e saponá- ceos abrasivos só de- vem ser utilizados em casos extremos, pois podem prejudicar a su- perfície do aço inox.

Grudou sujeira em seu produto de aço inox? Calma! temos a solução!

O aço inoxidável é um material superior de extrema beleza com alta durabilidade, porém, é importante saber como proceder em sua manutenção para aumentar a vida útil de seu produto e mantê-lo sempre lindo e brilhante. A Musso Inox se preocupa em oferecer produtos resistentes e duráveis e para aumentar a satisfação de quem tem seus produtos em casa. A manutenção é muito simples e é fácil mantê-lo sempre bonito, porém surgem muitas dúvidas de como remover alguns tipos de sujeiras e neste artigo, vamos ensinar a melhor forma de proceder em diversos casos, para garantir que sua peça não seja arranhada ou perca brilho.

Quem já tem itens de inox em empresas ou em casa, sabe como é fácil manter a peça bonita e em dia, mas alguns cuidados são importantes para manter o aspecto de novo, do jeito que a gente gosta. Além de continuar lindo, vai garantir a durabilidade e vida útil do brilho no seu ambiente. Porém, para as situações do dia a dia e para limpeza em situações específicas, preparamos um guia completo para remover até as sujeiras mais difíceis, mantendo sempre o aspecto de novo:

Importante: Em hipótese alguma, use buchas com lã de aço, ou de qualquer material rigoroso e jamais raspe a superfície para remover qualquer tipo de sujeira. Caso precise de buchas, use sempre o lado macio.

Para a limpeza comum do dia a dia, água e sabão são o suficientes e ainda, o mercado oferece diversos excelentes produtos próprios para a limpeza de inox que são aplicados facilmente com panos macios e devolvem o brilho da superfície. Para prevenção de marcas de dedos, você pode aplicar óleo mineral para bebês na superfície, vai evitar que manchas de uso fixem nas peças. Em itens de aço inox com acabamento em alto brilho ou espelhado, podem ser usados produtos de limpeza de vidro (sem cloreto). Em decorrência de manchas d’água, lave com água pura e seque com um pano macio e bem seco, em movimentos circulares para um acabamento perfeito.

No caso de manchas de óleo, gordura ou graxa, o segredo é utilizar produtos à base de álcool (álcool isopropílico e acetona) e você ainda pode remover os vestígios com solvente simples, com cuidado na esfregação. Esta dica é importante para empresas ou indústrias podem conter contato com produtos para manutenção de máquinas nas proximidades. Se por acidente, pingar tinta em sua peça, vicie poderá utilizar removedores de tintas alcalinos ou à base de solvente. Nunca use raspadores ou facas para não arranhar o Inox. No caso de sujeiras abrangentes, resistentes e de difícil identificação, use polidor de metal para peças cromadas ou polidor para pintura automotiva, sempre com panos secos, limpos e macios em movimentos suaves para não agredir.

Separamos aqui, as mais comuns situações do cotidiano que podem acontecer em casa ou indústria e acredito que agora, você saberá como proceder em qualquer situação e manter sua peça sempre linda. Mas lembre-se: em caso de qualquer dúvida, antes de tomar algum procedimento que não tenha certeza e correr o risco de estragar sua peça, tire sua dúvida com a gente, através dos telefones ou e-mail, vamos adorar te ajudar!

Qual produto você quer orçar?*

Enviar foto ou projeto: